Sou Professor
Por: Jorge Schemes*
Sou professor;
Não vou para a escola só para ensinar, pois tenho muito que aprender também.
Sou professor;
Não sigo as mesmas técnicas didáticas e metodológicas, pois tudo está em constante transformação e mudança.
Sou professor;
Não vejo a unidade e a uniformidade em meus alunos e alunas, pois há uma grande riqueza de diversidades em sala de aula.
Sou professor;
Não compreendo o conhecimento de forma linear, pois na realidade ele é sistêmico e holístico.
Sou professor;
Não me vejo como sacerdote e não vejo o que faço como uma missão, pois minha atividade é extremamente profissional e técnica.
Sou professor;
Não tenho uma imagem desgastada e distorcida de mim mesmo, pois criei uma auto-imagem positiva e tenho orgulho de ser um profissional da educação.
Sou professor;
Não permito a manipulação ideológica do meu trabalho, pois consegui desenvolver pensamento reflexivo e crítico.
Sou professor;
Não permito piadas de depreciação ao que faço, pois acredito que a educação é o maior bem social.
Sou professor;
Não chamo os meus alunos pelo número da chamada e sim pelo seu nome, pois aprendi a respeitá-los como seres humanos.
Sou professor;
Não acredito em promessas eleitoreiras e discursos politiqueiros, pois aprendi a lutar pela valorização da educação e a reivindicar meus direitos como cidadão.
Sou professor;
Não me sinto humilhado ou diminuído pelo que faço, pois escolhi ser o que sou e tenho orgulho disso.
Sou professor;
Não busco apenas o aperfeiçoamento cognitivo e intelectual de meus alunos e alunas, pois acredito que o ser humano também é um ser moral e espiritual.
Sou professor;
Não me vejo como um mero transmissor de informações, pois no processo de construção do conhecimento sou um mediador.
Sou professor;
Não fico falando mal de meus alunos e colegas na sala dos professores, pois aprendi que para tornar o ambiente saudável é fundamental ser ético.
Sou professor;
Não parei de estudar quando me formei na faculdade, pois me considero um eterno estudante e pesquisador.
Sou professor;
Não saberia mais o que fazer na vida se não fosse professor, pois ser professor está no meu sangue, no meu cérebro, no meu coração e na minha alma!
* Bacharel em Teologia com Ênfase em Grego e Hebraico. Licenciado em Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais e Administração Escolar. Licenciado em Ciências da Religião com Habilitação em Ensino Religioso. Pós-Graduado em Interdisciplinaridade e Metodologia do Ensino Superior. Pós-Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atuação Profissional: Técnico Pedagógico na Gerência de Educação de Joinville - GERED. Professor de Filosofia da Educação; Empreendedorismo, Educação e Conjuntura Política e Projetos Educacionais e Corporativos na FGG (Faculdade Guilherme Guimbala - ACE - Associação Catarinense de Ensino). Professor de Religião no Instituto de Parapsicologia de Joinville. Professor de Ensino Religioso nas Escolas Públicas Municipais Saul Sant'Ana de Oliveira Dias e Karin Barkemeyer. Membro Conselheiro do COMEN e da CMAIDS (Conselho Municipal de Entorpecentes e Comissão Municipal de Prevenção e Controle de DST/AIDS). Membro da Aliança: "Por Um Mundo Sem Tabaco", do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Autor do Livro: "O Que Você Precisa Saber e Fazer Para Deixar de Fumar" - Editora DPL. Escritor e Palestrante.
2 comentários:
Viva! Belo texto, professor!
Abraços pelo nosso dia.
Era isso que eu queria escrever no meu blog, no dia do professor. Ainda falta muito pra eu chegar nesse esclarecimento sobre o que é ser professor, mas pelo menos eu já penso assim como tu já consegues expressar. Muito obrigada por esta postagem e parabéns. É linda essa mensagem.
Postar um comentário